Praia de Botafogo, um bairro com história

https://www.flickr.com/photos/esdraseliwan/4263444869/in/photolist-7pzKQL-7pvSbp-9js2Za-8aJepx-8jBzFh-8jByZ9-9js32g-7uKg6F-7uKgCa-9jv9wW-9js2Y2/
Praia de Botafogo - Foto por Esdras Eliwan
Um dos cartões-postais mais famosos da cidade do Rio de Janeiro e ao lado dos principais pontos turísticos do Brasil e com uma vista espetacular da enseada, a Praia de Botafogo não economiza na beleza.

Então você pergunta: O que posso fazer em um lugar tão belo? Confesso que não dá para fazer muita coisa até porque a praia é uma das mais poluídas não sendo própria para banho, mesmo que de vez em quando você se encontre com alguns doidos de plantão que resolvem tomar banho no local, mas vamos ao que interessa, o que fazer?


  • Pedalar na ciclovia, existem vários pontos para aluguel de bicicletas (BikeRio)
  • Registrar ótimas fotos na Enseada de Botafogo
  • Ir ao Mirante do Botafogo Praia Shopping, lá você tem uma bela vista da praia (fica no 8o andar)

Para os turistas de plantão e até mesmo moradores, muito cuidado, apesar do local ser bastante
Praia de Botafogo - Foto por Esdras Eliwan
movimentado durante o dia, eu não aconselho caminhar pela praia durante a noite.

Curiosidades

A praia de Botafogo tornou-se um conhecido balneário depois que a D. Carlota Joaquina lá mandou construir uma mansão que era usada como casa de praia. 


Depois que a Família Real deixou o Brasil a casa foi adquirida pelo Marquês de Abrantes, que suprimiu o antigo nome de Caminho Novo de Botafogo e batizou com seu nome a rua que dava acesso à enseada de Botafogo, sobrenome de um grande proprietário de terras e chácaras no local. Outro grande proprietário de terrenos naquela parte da cidade era o Sr. Clemente de Matos, muito devoto do santo do qual havia herdado o nome. No estreito caminho que ligava as terras do Sr. Botafogo e do Sr. Clemente de Matos foi erguida, por iniciativa deste último, uma capelinha para São Clemente, o que deu origem à movimentada rua que vai da praia até o largo dos Leões. 

Fonte: Areliquia e Wikipedia

Leave a Reply