Ilhas Cagarras

http://www.flickr.com/photos/esdraseliwan/sets/72157626914894307/with/5744626666/
Ilhas Cagarras - Foto por Esdras Eliwan
O Arquipélago das Cagarras, popularmente conhecido como simplesmente Ilhas Cagarras, localiza-se no Oceano Atlântico, ao largo da cidade e estado do Rio de Janeiro e ficam a quatro quilômetros das areias de Ipanema.
 
Não há consenso entre os autores acerca da origem do nome do arquipélago. A versão mais comumente aceita refere que a toponímia seria devida à grande quantidade de excremento das aves marinhas que habitam, nidificam e se alimentam nas suas ilhas. Após se alimentarem, principalmente de peixes, excretam suas fezes, ricas em cálcio, nas encostas rochosas das ilhas, manchando-as de branco.

Em 1730, a Cagarra, a sua ilha principal, figura numa carta náutica com o nome afrancesado de "Ilha Cagade". Em outra carta, datada de 1767, a mesma ilha figura com a sua denominação em português: "Ilha Cagado".

Um outro fato, no mínimo curioso, é que o nome do arquipélago é o mesmo de uma ave, que vive nos arquipélagos da Madeira e dos Açores (territórios portugueses): a cagarra ou cagarro ("Calonectris diomedea"), mas não é encontrada nas ilhas brasileira. 

http://www.flickr.com/photos/esdraseliwan/sets/72157626914894307/with/5744626666/
Ilhas Cagarras - Foto por Esdras Eliwan
A também cerca de 5.000 fragatas habitam esta que é a primeira unidade de conservação marinha de proteção integral do litoral carioca, tornando-a o segundo maior ninhal dessa espécie no litoral brasileiro. Com uma mata semelhante à restinga, o inventário florístico da região apresentou 157 espécies, de ervas a árvores, entre elas, a Gymnanthes nervosa, que não era registrada para o município do Rio de Janeiro desde a década de 1940.

No dia 13 de abril de 2010 o Presidente em exercício José Alencar assinou decreto criando o "Monumento Nacional das Cagarras"(Comprida, Redonda, Cagarra e de Palmas), por iniciativa do Deputado Fernando Gabeira do PV, sendo , portanto, uma unidade de preservação ambiental.

Para conhecer este lindo monumento, você pode encontrar diversas empresas que oferecem passeios de lancha e de saveiro, partindo da Marina da Glória.

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, s/n - Glória
Tel: (21) 2555-2200
Site: www.marinadagloria.com.br

Fonte: Wikipédia e O Globo

Leave a Reply