Parque Estadual do Ibitipoca


http://www.flickr.com/photos/esdraseliwan/sets/72157639013292286/
Parque Estadual do Ibitipoca - Foto por Esdras Eliwan
Após dois anos parados por 'n' motivos, estou de volta para mostrar pra vocês os melhores Pontos do Brasil, e pra voltar a altura viajei mais de 240km para chegar ao Parque Estadual de Ibitipoca e conhecer um pouco do parque e o roteiros mais famoso, Janela do Céu.



O Parque Estadual do Ibitipoca

Parque Estadual do Ibitipoca - Foto por Esdras Eliwan
 O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal localizado no município de Lima Duarte, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Com uma área de 1 488 hectares, está situado a três quilômetros do distrito de Conceição do Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraído pelo parque. Criado em 4 de julho de 1973, é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. O ingresso no parque é pago e está limitado a trezentos visitantes por dia durante a semana e oitocentos visitantes nos finais de semanas e feriados. É permitido o camping dentro do parque, mas este também é limitado a um certo número de visitantes pela administração e somente em área determinada pela administração. A área de camping possui infraestrutura de restaurante, lanchonete e banheiros.

Roteiros

Existem basicamente três roteiros no parque, são eles:

Janela do Céu - Foto por Esdras Eliwan

Janela do Céu que você conta com uma caminhada de 16km (ida e volta) que no meu caso durou mais ou menos 7h, por ser a minha primeira vez lá a galera foi parando no caminho e fazendo algumas fotos do local tanto da ida quanto da volta.

É necessário um mínimo de preparo físico para aguentar o tranco, visto que existem muitas subidas e descidas ao longo do percurso.

No caminho até chegar a meu destino passei por Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Mirante, Janela do Céu, Rio Vermelho.

Dica: Se realmente quiser apreciar a Janela do Céu, evitem ir ao local nos feriados, visto que o local fica super lotado, e apesar de não parecer, chegar cedo faz toda a diferença.


Cachoeira dos Macacos - Foto por Esdras Eliwan

No Roteiro das Águas, já é um pouco mais tranquilo com seu percurso de 5km (ida e volta), você consegue fazer todo percurso em 3h passando pela Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Rio do Salto.

E ainda existe mais um roteiro chamado Pico do Pião feito por grutas e ruínas, como minha viagem foi de três dias, não consegui encaixar esta rota, mas certamente visitarei em uma próxima viagem e publicarei pra vocês este roteiro.










Leave a Reply