O Gigante Adormecido na Baía de Guanabara

Uma obra de arte, ciclópica, esculpida na cordilheira que circunda a Baía da Guanabara oferecendo a visão de um gigante "deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz de um céu profundo"... Ele está lá, todo o mundo OLHA, mas poucos VÊEM!

Em todos os elementos que compõem este complexo artístico, foram usadas desde a técnica que os franceses denominaram "tromp l'oeil" (ilusão de ótica), às mensagens enigmáticas esculpidas como obras de arte e que receberam do vulgo os nomes: "Gigante Adormecido", "Pedra Santa" ou "monumento à Criação", "O Velho de Barbas", "Portal da Gávea" e "Esfinge da Pedra da Gávea".

Carlos Lacerda (e o seu espírito de pesquisador curioso), deteve-se diante das inscrições "ditas" fenícias que recobrem a Pedra da Gávea em vários locais. Lacerda procurou estuda-las e traduzi-las, deixando de lado todas as informações que já existiam a respeito. Lacerda não ignorava que a "Pedra da Gávea" ajudava a completar a figura do Gigante Adormecido da Guanabara e foi à Ilha Rasa, o local mais propício para se obter a visão total da gigantesca figura.

Pedra da Gávea
Upload feito originalmente por Esdras Eliwan


Nos seus estudos das inscrições acabou por afirmar que a palavra RASA, denominando a Ilha (que de rasa não tem nada), significava: - "De onde se vê RA" (o gigante) - o que ofereceu aos caracteres aspectos mais afins com a civilização egípcia do que com a fenícia

O perfil total de um Gigante Adormecido pode ser visto da Ilha Rasa, a "Ilha de onde se vê RA". Este perfil parece ter sido esculpido na cordilheira aproveitando-se a topografia local, que também dá mostras de ter recebido uma ajudazinha humana modificando um pouco a obra da Mãe Natureza.
São mais ou menos 20 km de comprimento onde se localizam sete bairros litorâneos do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Urca.

Estrutura

A Cabeça e os pés do gigante são formados pela Pedra da Gávea (cabeça) e o Pão de Açúcar (pés). A Pedra Bonita, Corcovado, Morro Dois Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freitas estão na composição do seu corpo e possuem as suas próprias estórias e rico lendário.

Upload feito originalmente por Esdras Eliwan



Fonte: Jornal Infinito (Consulta realizada no dia 01.06.2011)

Leave a Reply