Três Dias em Paraty



Paraty é muito mais que apenas uma pequena cidade histórica. Costeada por montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica, a cidade é rodeada de Parques e Reservas Ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do Brasil. Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, boa parte delas acessível somente de barco ou trilhas. As praias de Trindade são uma atração à parte: em fevereiro de 2009, o governo federal delimitou a Praia do Meio, em Trindade, como parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Apresento a vocês um pouco do que pode ser feito em três dias. Eu fiquei hospedado em uma pousada na Praia do Jabaquara de areias claras e águas turvas pela presença de lama medicinal terapêutica. Dos manguezais próximos, saem boa parte dos caranguejos, camarões e siris que abastecem a cidade. Na Toca do Cassununga vários sítios arqueológicos e sambaquis acusam a presença de antigos povoadores.


Para você que vai ficar poucos dias nessa viagem e não quer gastar muito dinheiro, o melhor a fazer é contratar alguns passeios que são oferecidos por lá, se pesquisar bem vai conseguir ótimos preços. 

1º Dia: Resolvemos fazer algo mais radical, com isso agendamos uma visita no Paraty Sport Aventura e fizemos a atividade, lá existem trilhas suspensas interligadas as árvores, com variadas atividades e diversos níveis dificuldades a serem vencidos pelo praticante.



2º Dia: Agendamos um passeio de escuna para conhecer a Baia de Paraty. 

Abaixo alguns lugares:

Ilha do Mantimento: Batizada assim porque os portugueses deixavam ali os alimentos quando a maré estava muito alta para chegar ao cais, é nela existe o castelo e também é a ilha mais bonita.



Praia Vermelha: A areia dessa praia possui um tom avermelhado e grãos maiores. Mar sempre limpo e calmo. Possui alguns bares e duchas de água doce, aproveitando as nascentes da área. Local de parada de escunas de turismo. Acesso apenas por barco (40 minutos de viagem).



Demais praias podem ser acessadas na minha galeria no Flickr

3º e último dia: Passeio obrigatório em Trindade.

Abaixo alguns lugares:

Piscina Natural do Cachadaço: O Cachadaço é uma piscina natural protegida por enormes pedras vulcânicas. Neste lugar é possível se nadar entre peixinhos coloridos. Snorkel e máscara são equipamentos "obrigatórios". Caso você não goste de andar em trilhas, é possível chegar até aqui por barco com saída da Praia dos Ranchos ou da Praia do Meio.



Praia do Cepilho: Belíssima praia com areia clara e fofa, águas cristalinas e formação rochosa em suas pontas. Considerado um dos melhores locais para surf do país. Possui um único bar, freqüentado por público jovem. Um pequeno riacho deságua no canto direito. Nas marés baixas, a praia do Cepilho se junta com a praia de Fora. Situada próxima à vila de Trindade. 



BÔNUS: Um lugar muito divertido e refrescante a Cachoeira do Tobogã.

Também conhecida como Cachoeira da Penha, integra totalmente o "Circuito das Águas" de Paraty, situa-se no final da linha Paraty-Penha da Colitur, as águas descem sobre enorme formação rochosa, desaguando sobre agradável piscina natural, cercada por grandes pedras e tendo como moldura intensa cobertura vegetal. Os nativos, habituais freqüentadores, deslizam de pé sobre a superfície da pedra, tal como se fosse um "surfe de cachoeira" ,imperdível.



Demais praias podem ser acessadas na minha galeria no Flickr


GOSTOU DO POST, NÃO DEIXE DE COMENTAR

2 Responses so far.

  1. ah dispertou minha curiosidade rsrsrs
    estou te seguindo se quiser seguir tb

    http://kallytacristina.blogspot.com/

  2. ' says:

    Obrigado.
    Visite-me mais vezes. =)

    Esdras Eliwan

Leave a Reply