A Ponte Rio-Niterói

Ponte Rio-Niterói - Foto por Esdras Eliwan
É sempre bom conhecer não só os pontos turísticos do estado, mas também o que contribui para o seu desenvolvimento.

Inaugurada em 1974, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio - Niterói, é uma das maiores pontes do mundo, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, e com previsão de um volume diário de 4.868 caminhões, 1.795 ônibus e 9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos.



O conceito de seu projeto remonta a 1875, visando a ligação entre os dois centros urbanos vizinhos, separados pela baía de Guanabara ou por uma viagem terrestre de mais de 100 km, que passava pelo município de Magé. À época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel, mas somente no século XX, em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar do projeto definitivo de construção de uma ponte.

Ponte Rio-Niterói - Foto por Esdras Eliwan
O Presidente Costa e Silva assinou decreto em 23 de agosto de 1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.

A Ponte Rio - Niterói é a principal ligação da capital com Niterói e o interior do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo o polo turístico da Região dos Lagos, também conhecida como a Costa do Sol.
Lembre-se desta história quanto você estiver passando pela Ponte Rio-Niterói!

3 Responses so far.

  1. Quando eu crecer quero ser igual a você! kkkk

Leave a Reply